As estrias podem ocorrer em diferentes áreas do corpo e são uma ruptura tanto das fibras elásticas quanto das fibras de colágeno da pele, devido ao estiramento rápido e excessivo. Esse estiramento pode ocorrer por conta do crescimento, gestação ou ganho de peso. As marcas podem ser consideradas um tipo de cicatriz e seu tratamento muitas vezes inclui a associação de alguns procedimentos. Quanto mais precoce for iniciado o tratamento, principalmente se abordamos as estrias quando ainda estão arroxeadas, melhor a resposta.
Podem ser utilizados:
Peelings químicos: ácidos muito concentrados, utilizados apenas em consultório, que irão promover uma descamação na pele devido à renovação celular intensa que provocam.
Microagulhamento: uma das melhores opções de tratamento, é realizado após o uso de anestésico tópico potente e anestesia infiltrativa, já que com uma analgesia eficaz o paciente se sente mais confortável e conseguimos atingir um melhor resultado. Através do dano controlado, causado pelo roller ou caneta de microagulhamento, conseguimos estimular a produção de novas fibras de colágeno para a melhora do aspecto da região.
Luz pulsada: tecnologia indicada principalmente para a melhora da vermelhidão (hiperemia) das estrias.
Laser fracionado: assim como o microagulhamento, também estimula a produção de novas fibras de colágeno através da penetração do laser na derme.