CRM 52 95677-5 || RQE 27506
Não sei dizer ao certo se eu escolhi a medicina ou ela quem me escolheu. O fato é que desde pequena eu já tinha o sonho clichê de ser médica e ajudar pessoas. Aquele sonho dos olhos brilharem mesmo, sabe? É o que meus pais dizem! rs
E assim segui e me formei pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mas se eu sabia que gostaria de ser médica, não tinha a menor ideia sobre a especialidade. Passei a faculdade inteira aberta a possibilidades, e foi só no finzinho que a dermatologia se apresentou para mim como o caminho certo a seguir. Começou como uma paixonite aguda, mas logo, logo evoluiu para amor verdadeiro.
Quando você é paciente, tende a olhar a área sob a ótica da estética. Mas quando estuda a fundo, percebe um universo de questões com alto poder de salvar vidas. Digo tanto em relação ao físico quanto à cabeça.
A dermatologia pode transformar a vida das pessoas! A pele é o espelho da nossa alma, e mais do que estar bela, ela precisa estar saudável.
Ninguém precisa ter um propósito na vida para fazer bem alguma coisa com excelência. Mas quando ele existe, parece que acordar, todos os dias, e fazer o que é necessário fica mais fácil. No fundo, você sabe o porquê de cada ação. E não importa os leões que surjam, tudo parece fazer sentido, apesar dos pesares.
Eu descobri logo dois: cuidar dos meus pacientes, exercendo a dermatologia de excelência, com a empatia e individualidade; e ensinar!
Sim!!! No Colégio Santo Agostinho fui professora de biologia para um curso pré-vestibular comunitário, por 3 anos, o que me deu uma boa indicação de que eu também amava estar em sala de aula.
Na medicina descobri que eu queria ser um agente de transformação não somente nos pacientes, mas também ensinar outras pessoas a se tornarem profissionais incríveis, capazes e apaixonados.
Fiz a residência médica pela UERJ, durante 3 anos de imersão no maravilhoso mundo da dermatologia e onde eu permaneço, até hoje, concluindo o mestrado em cosmiatria e como preceptora do Ambulatório de Dermatocosmiátrica, ensinando e aprendendo com os novos residentes. Também dou aula na Universidade Estácio de Sá.
Meu maior agradecimento hoje é ver cada um que cruza comigo, seja no consultório ou em sala de aula, sair feliz e sentindo que levou um pedacinho do que me dediquei a aprender a vida toda.
A Doutora Jaqueline, além do jaleco:
Sou a Jaque, uma mulher como outra qualquer e, por ser assim, única. Leonina com ascendente em peixes, sou filha, irmã, esposa, mãe, tia, amiga, professora e médica, tudo junto e misturado. Chocólatra assumida, amo viajar, adoro novidades, continuo estudando e me atualizando sempre, não desisto dos meus sonhos e sou grata diariamente pelo privilégio de fazer o que amo.