O que pode causar a acne?

Quem nunca sofreu com acne que atire a primeira pedra!

E como incomoda, né?

A boa notícia é que temos tratamentos capazes de controlar o surgimento dessa doença de pele. Mas o primeiro passo é sempre entender a causa.

Só assim conseguimos tratar com mais eficácia.

A grande campeã das causas da acne:

Apesar de termos outros fatores que falaremos mais abaixo, as ações hormonais na pele costumam ser a causa da maioria dos surgimentos de acne.

Na adolescência, devido ao aumento dos hormônios, e na mulher adulta, pela sensibilidade excessiva a ação hormonal.

Outros fatores que levam à acne:

Alguns outros fatores podem atuar para piorar ou desencadear o quadro, são eles:

Uso de medicamentos a base de corticoide (acontece muito após injeção intramuscular para tratamento de crises de dor, uso prolongado para tratamento de doenças autoimune ou alérgicas)

▪️ Uso de hormônios: Para aumento de massa muscular, na forma dos “chips da beleza”;
▪️Suplementação com vitamina do complexo B, principalmente a Vitamina B12;
▪️Oclusão continuada da pele, seja pela não remoção da maquiagem ou uso de máscaras 😷;
▪️Alimentação com excesso de alimentos de alto índice glicêmico (alimentos que fazem com que ocorra um pico de glicose muito rápido no sangue, como os carboidratos);
▪️Excesso de leite e derivados na alimentação: A própria proteína do leite está associada à acne, o que justifica a piora em pessoas que estão usando whey protein;
▪️Estresse: através da liberação aumentada de cortisol, o estresse também pode ser responsável pela piora da acne.

É por isso que o seu caso deve ser analisado individualmente. O uso errado de qualquer produto para amenizar pode até piorar o quadro e gerar muito mais incômodo.

📌 Lembre-se sempre que acne é uma doença de pele que tem tratamento e que deve ser acompanhada de perto pelo Dermatologista!

Imagens: Pixabay