O cabelo esverdeado após a piscina é um medo que acomete todas as loiras!
Ele acontece não por culpa do cloro, mas sim do SULFATO DE COBRE, um produto utilizado para controlar a proliferação de algas na piscina.
Todos os cabelos são afetado, mas, por serem claros, nos loiros é que o verde fica mais aparente.
Outro fator que determina o esverdeamento dos fios é a POROSIDADE. Ou seja, quanto mais danificado e com mais cutículas abertas, mais o cobre irá penetrar e mais verde o cabelo ficará. Então, a primeira dica é: esteja sempre com os tratamentos capilares de hidratação em dia durante o verão!
Para prevenir, é interessante molhar os cabelos com água doce antes (para evitar que ele absorva a água da piscina) e depois da piscina (para remover o excesso de água) e usar sempre leave-ins que, além da proteção UV, vão formar uma camada protetora no fio.
Mas, se o seu cabelo ficou verde, fique calma que tem solução sem ser a tesoura! O ideal é sempre procurar o cabeleireiro para corrigir o tom, mas, antes disso, existem uns truques que você pode fazer:
– Use um xampu antirresíduos ou de bebê para lavar os fios e ajudar na remoção do cobre que ficou impregnado.
– Complete a lavagem com um xampu matizante (aquele com coloração arroxeada), para começar a corrigir o tom do loiro.
– Duas receitas caseiras funcionam muito: aplicar molho de tomate ou vinagre de maçã (que eu prefiro, o cheiro sai rápido e deixa um brilho superbonito no cabelo) e deixar agir uns 10 min. O pH ácido desses dois auxilia no fechamento das cutículas dos fios!