Vivemos num mundo de invasão da medicina estética por diversas especialidades diferentes, então, como saber se o seu médico é confiável?
Para começar, o primeiro passo para se formar dermatologista são os 6 anos de Faculdade de Medicina. Eles são fundamentais para entendermos as doenças de pele de forma integral, aprendermos a lidar com o corpo humano e conhecermos mais sobre outras doenças que podem afetar a pele. Após a graduação é que obtemos o famoso “CRM”, o número de registro e identificação do médico dentro do Conselho Federal de Medicina.
O próximo passo é a especialização em Dermatologia. Para ingressar na especialização existe um novo concurso, muito concorrido, em que é avaliado todo o conhecimento médico do candidato. O ideal é que seja feita através de programas de residência médica ou pós-graduações em serviços credenciados ao Ministério da Educação, o que garante a qualidade do ensino.
Ao terminar sua especialização, o médico é submetido a uma nova prova, o Título de Especialista, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. É somente após passar nessa prova que o médico poderá se intitular DERMATOLOGISTA. Todo especialista recebe um novo número, o RQE (Registro no Quadro de Especialistas), para poder ser identificado.
Para verificar se o seu médico possui essas qualificações, uma opção é entrar no site do Conselho Federal de Medicina e realizar a busca tanto pelo nome ou quanto pelo número de registro. Mas também não deixe de perguntar durante a consulta! Uma formação de qualidade é a base para um médico com bom conhecimento e bem-treinado!
Consulte nossos perfis!